Briga de Casal – Como acabar com este mal de uma vez por todas
Briga de casal é muito desgastante e muitas vezes chega a ser irritante, explorando ao máximo nossa sensibilidade. Para saber o que dizer no momento certo e na hora certa pra não deixar as coisas desandarem de vez, siga as nossas dicas a seguir.
É possível evitar discussões sem ir direto para o ponto da briga e também aprender a ser mais paciente e refletir sobre a situação, sendo assim preparamos um artigo com algumas dicas para você descobrir como evitar uma briga de casal e elevar a sua relação para outro nível.
7 maneiras simples para evitar briga de casal
Ultimamente você vem notando que vocês são um casal que discute muito? sente que cada vez mais essas discussões são insuportáveis? mas após essas brigas, sente vontade de consertar as coisas, mas não sabe como?
Se sua resposta for SIM, esse artigo foi escrito especialmente para você pelo o fim, continua comigo até o fim que te explico como contornar essa situação que cada vez mais prejudica o seu relacionamento!
Bem, a primeira coisa que quero esclarecer aqui é; que todos os casais experimentam dois tipos de discussões básicas.
Discussões construtivas: que são baseadas no diálogo e ajudam a fortalecer a relação.
Discussões tóxicas: que são aquelas baseadas em conflitos e que gradualmente enfraquecem a vida dois, levando a uma futura separação!
Por isso é muito importante saber como distinguir e corrigir esse problema, então ciente dessa realidade, vamos ao post.
1 – Previna-se, nem todo canto é canto
A primeira coisa que eu quero que você fique ciente, é que as discussões ruins podem ser evitadas, porque uma das razões que incendeia uma briga, é começar uma discussão em locais que não são apropriados, fazendo um ou outro se sentir humilhado ou chamado atenção, mas você se resguardando e esperando as coisas se aclamarem mais, a conversa flui melhor.
2 – Sempre responda de forma positiva:
No raciocínio da situação anterior, se o seu parceiro te repreende ou discute em local inapropriado, respire fundo, conte até dez e lembre o quanto o amor dos dois e mais importante e responda com um sorriso singelo “tudo bem querido(a), a noite a gente conversa melhor ta bom…”.
E se o seu parceiro(a) concordar, perfeito! mesmo assim continue a aplicar o procedimento até que você entenda que ambos devem discutir o assunto em outro lugar e momento diferente, caso contrário, é provável que a briga se estenda.
3 – busque sempre o diálogo
Sempre que perceber que no meio da discussão as coisas vão se alterar, busque sempre o diálogo, não altere seu tom de voz e deixe a outra pessoa descarregar o que tiver, mantendo você a postura e a calma.
É importante entender também que o silêncio, não é uma forma de ignorar a situação ou concordar com a grosseria do seu parceiro mas sim para evitar discutir e os dois perderam a linha. A chave é comunicar as suas opiniões com calma, a fim de alcançar um diálogo pacífico e construtivo.
4 – Faça uma pausa
Se na discussão se inicia uma briga mais calorosa com insultos, palavras de baixo-calão ou desrespeito, pare já ou abandone a zona de conflito para as coisas não passarem para agressões físicas, porque isso não é briga e sim violência ok.
Lembre-se que no calor da discussão, muitas vezes dizemos coisas que não fazem sentido primeiro e depois que pesamos as consequências, por isso chegue pra ele(a) que o melhor é cada um se acalmar e deixar as discussões para depois quando as coisas esfriarem.
“Afinal, quando um não quer, dois não briga”
5- Saiba escultar
Tirar um tempo para refletir sozinho, nos permitem tranquilizar-nos, curar nossas feridas e nos concentrar antes de tentar se comunicar novamente com a outra pessoa.
Por isso é muito importante usar a pausa da discussão para refletir sobre o que aconteceu, deixando o orgulho de lado e colocando-se no lugar do outro para uma melhor compreensão.
Sempre que puder, pondere a forma de argumento ou seja a maneira como você aborda seu parceiro(a), e se houver erros em suas palavras saiba admitir e esteja sempre preparado para pedir desculpas se for apropriado.
6 – Saiba o que dizer
Depois do tempo dado para retomar a conversa, é importante que ao fazer isso novamente com o seu parceiro(a), estar ciente de que você falhou e que deseja que as coisas fiquem bem.
Quando se valoriza uma relação, o interesse deve partir sempre da gente para fazer as coisas melhorarem não é isso, então quando sentarem para conversar novamente, saiba trabalhar com essas palavrinhas mágicas: 😎
( Eu sei que fiz … ) Eu sei que eu fiz algo errado por isso estou aqui para sentarmos e conversarmos…
( Eu entendo que … ) Eu entendo que você também sente quando a gente se desentende…
( Eu acho … ) Acho que podemos resolver tudo com calma…
( Concordo que … ) Concordo que me exaltei, mas estou aqui para me desculpar…
( Perdoe-me … ) Perdoe-me por essa minha falta de equilíbrio…
7 – Escute mais, fale menos
Por fim, esculte o que seu parceiro tem a dizer de forma aberta, buscando entender sua posição, esta é uma dica chave para evitar uma briga de casal.
Coloquem tudo numa conversa só para chegarem a um acordo com os dois mantendo o respeito.
É um erro grave e deve ser evitado, discussões calorosas e desenfreadas no futuro, a retomada da discussão mais na frente é um péssimo sinal, mostrando que o casal não aprendeu nada com o que foi vivido na briga anterior.
Enfim, tenha em mente que as discussões fazem parte de toda relação, o segredo é usá-las de forma construtiva e inteligente, cultivando o diálogo e uma boa comunicação sempre.