Dia dos Namorados na França de Luz 2017
Mesmo para quem mora em Paris ou para quem já conhece bem a cidade, curtir o Dia dos Namorados nessa Cidade Francesa cheia de Luz é sempre um luxo! Paris continua rimando com romantismo, com passeios de mãos dadas na beira do Rio Sena, com ruelas estreitas e floridas, com finais de dia e pores do sol de cortar dar falta de ar!
Na França, como em vários países europeus, o Dia dos Namorados é comemorado no Dia de São Valentim, dia 14 de fevereiro. Normalmente associado ao símbolo do cupido, ele acabou ficando conhecido como o Santo Padroeiro dos casais apaixonados.
>>leia também: Dia dos Namorados na Europa e Seus Costumes!
Nessa onda de romantismo, encontrei algumas idéias legais para vocês aproveitarem essa data com todo o glamour que ela merece. Confira as nossas dicas e curta um super Dia dos Namorados em Paris!
➡ Petit-Déjeuner au Lit
Para começar bem o dia, nada melhor do que um maravilhoso café da manhã na cama… Sabendo disso, a loja “Claus“, rainha do café da manhã de luxo em Paris, elaborou uma “cestinha” especialmente para o Dia de São Valentim.
Já imaginou surpreender seu amor (ou sua amada) com um café da manhã super elegante e, acima de tudo, delicioso no Dia dos Namorados?
No cardápio desse café da manhã de luxo estão incluídos: várias mini-viennoiseries (croissants, pãezinhos de chocolate, bolinhos de passas), pão com cereais, manteiga, doce, uma salada de frutas frescas, salmão, queijo, cookies, brownies, scones e ainda um doce especialmente concebido para o Dia dos Namorados.
As bebidas não foram esquecidas! A “cestinha” também traz ótimos smoothies, chá e chocolate. E como um toque de romantismo não faz mal a ninguém, a casa oferece uma linda rosa vermelha junto com o café da manhã. Muito chique não?
Para os interessados, o “petit-déjeuner” para 2 pessoas custa 59€. A entrega em Paris é gratuita. Mas atenção, as encomendas têm que ser feitas até terça-feira, dia 12 de fevereiro.
➡ Passeios Românticos:
Passear em Paris já é um ótimo programa para todos os casais “amoureux”. Mas melhor do que isso, é prestar atenção em alguns lugares bem românticos, onde apaixonados do mundo inteiro vêm “eternizar” o amor que os une.
Para começar, os casais desejosos de se unir para todo o sempre (simbolicamente, claro!), não podem deixar de ir à “Pont des Arts“. Nessa ponte existe uma grade onde os apaixonados costumam pôr um cadeado que simboliza a união deles. Se você gostou da ideia, não esqueça de levar o seu cadeadinho para “prender” seu amor
Um outro lugar super interessante é o “Mur des Je t’aime” (muro dos ‘Eu te amo’). Nesse mundo cheio de violências e animosidades, nós podemos encontrar ali, num cantinho de Montmartre, um recanto de paz, onde o Amor Universal existe e está traduzido na maior parte das línguas e dialetos do mundo.
Esse é um passeio super despreocupado e rápido, tudo depende do seu tempo livre e disposição, porque você pode dar uma espiadinha de 5 minutos no muro ou ficar uma hora passando os olhos pelos 311 idiomas e dialetos… .
O legal é pegar um sorvete, um sanduíche na baguete ou um doce francês e comer sentado no banco olhando para o muro. Não se preocupe se na sua viagem não der pra ir ao “Muro do Eu te Amo”. Mas, se estiver por Montmartre, não deixe de passar lá e conferir esse segredinho lindo.
Essa foi uma ideia do artista Frédéric Baron que sonhava partir à descoberta do mundo, mas como não conseguiu, resolveu descobrir o mundo através das diversas maneiras de exprimir o amor. Ele começou assim uma pesquisa com os vizinhos e conhecidos de outras nacionalidades, terminando por contactar todas as embaixadas internacionais que ele podia.
Uma busca insana da expressão amorosa, que culminou em 1000 “je t’aime” escritos em mais de 300 línguas diferentes. O projeto acabou seduzindo outros artistas que vieram colaborar na construção do muro e na pintura das caligrafias.
Hoje, nas traseiras da “Place des Abbesses”, no Square Jehan Rictus, nós podemos encontrar um muro de 40 m2, composto de 612 azulejos, que traduz o amor nas suas diversas formas de expressão. Um local de reconciliação e de esperança. Um ninho de paz e de serenidade, em plena Cidade Luz…
>>Dia dos Namorados na Espanha!
➡ Um jantar digno de reis:
Nesse dia mais do que especial, nada como um jantar de requinte, num dos restaurantes mais reputados de Paris: o Lapérouse! Inaugurado há mais de 200 anos (é 200 mesmo! não foi erro de caligrafia não! :-)), o Lapérouse continua sendo um dos estabelecimentos mais prestigiosos e afamados de Paris.
A costela de cordeiro com cobertura de ervas aromáticas e creme de azeitonas, acompanhada de um caviar de berinjela em raviole de spaghetti, é simplesmente divina. Sem contar o medalhão de boi da Normandie acompanhado de cogumelos dos bosques e cebolinhas caramelizadas. 😉
Pequena observação: às vezes eles propõem aos clientes de ficar numa sala privativa. Se informe direitinho antes de aceitar porque, normalmente, essa “cortesia” não é gratuita e acaba mesmo saindo mais caro do que você estava pensando…
Bar La Vue:
Para encerrar a noite em grande estilo, confesso que a primeira opção que me vem à cabeça, é o Bar Panorâmico do Hotel Concorde Lafayette. Uma taça de Champanhe, em boa companhia, num ambiente agradável e elegante, com a Torre Eiffel aos seus pés! Não é exagero meu não: a vista é simplesmente deslumbrante!
Depois dessas dicas nada melhor do que curtir em alto estilo com seu amor todo o esplendor que Paris pode te oferecer, o que você esta esperando, mergulhe de cabeça nesse sonho e Feliz dia dos namorados!
*Este artigo pertence foi escrito e pertence a Luciana Ferreira do blog “avidafrancesa.com” para conferir seu conteúdo na página dele clique aqui