Dia dos Namorados

Dia dos Namorados na Europa e seus Costumes

dia dos namorados na Europa

Dia dos Namorados: o dia do amor. Todo dia deve ser para celebrar o amor, mas temos que nos contentar apenas com um, em que milhões de pessoas ao redor do mundo declaram o amor e a paixão umas pelas outras e o torna mais especial.

Embora digam por ai que floristas, confeiteiros e chocolateiros inventaram este dia tão especial para aumentar as vendas, aliás você sabia que este dia do ano, é o período que mais homens compram flores do que as mulheres. 

A tradição do dia dos namorados tem centenas de anos e remonta à festa realizada em homenagem ao santo padroeiro dos casamentos felizes e do amor., sendo assim confira algumas histórias interessantes de vários países europeus sobre o dia de São Valentin que é celebrado em fevereiro pelos europeus…

 ➡ Itália

Par começamos nosso resumo, vamos iniciar por o país mais românticos do mundo: A Itália.

Os romanos pagãos usavam o dia 15 de fevereiro para fazer honrarias a seus deuses, pedindo-lhes proteção, fartas colheitas abundancia de gado como sinal de prosperidade e fertilidade.

Geralmente no período da tarde do dia que antecedia a data, que atualmente é o dia de São Valentim, homens e mulheres colocavam um pequeno pedaço de papel com seus respectivos nomes dentro de um vaso e uma criança selecionava um casal de forma aleatória.

Daí se celebrava uma festa onde a parceira celebrava a união dançando e cantando para então ficarem juntos. Em 496 a.c o Papa Gelásio I colocava fim a este ritual pagão para substituí-lo por o dia de comemoração a Valentim.

Leia também:8 Lugares Incríveis para curtir o Dia dos Namorados!

 ➡ Inglaterra

No início do século XVIII, houve na Inglaterra um costume muito popular na véspera do dia dos Namorados: as mulheres colocavam água de rosas e cinco folhas de louro em pinos e os mantinham em baixo do travesseiro com um no centro e os outros demais nos quatro cantos.

Antes de deitarem, elas recitavam a seguinte oração:

“Oh, São Valentim, ser bom e generoso e permita-me ver o meu verdadeiro amor em sonhos.”

Se essa magia dava resultado ou não, por muitos anos, as inglesas faziam este ritual sonhando en ver nos sonhos seus futuros maridos e o amor da vida delas 🙂 

 ➡ França

Uma tradição bastante incomum para outros países, mas bastante conhecido no Dia dos Namorados Francês é o jogo conhecido na França como a loteria do amor.

Homens e mulheres, ambos os solteiros,ficam amontoados em duas casas de frente uma para outra, nas janelas e varandas ficam a paquerar alternadamente uns de frente para o outro ate formarem o casal de acordo que vão um escolhendo o outro.

Com um comportamento até machista, o rapaz que ficar insatisfeito com a namorada nova pode simplesmente optar por escolher outra se quiser, assim uma outra moça o desejar. 😆 

Após a formação dos casais, as mulheres solteiras que sobraram no jogo acendem uma enorme fogueira e queimam as fotografias de todos os rapazes que a rejeitaram na brincadeira. Esta prática bastante conhecia na França ficou completamente fora do controle, pois as atividades do jogo de certa forma não agradava a todos e menosprezava a mulher, forçando assim o governo francês a abolir a prática em todos o pais.

Viva momentos únicos no seu dia dos namorados na França!

➡ Alemanha

Na Alemanha, o dia dos Namorados é também uma festa muito popular. No entanto, não é tão comercial como em outros países, nem tem uma longa tradição dentro de um contexto histórico.

A celebração foi trazida ao país por soldados norte-americanos após a Segunda Guerra Mundial. O primeiro grande baile dos Namorados na Alemanha ocorreu em 1950, desde então a cada dia 14 de fevereiro do ano, os amantes se presenteiam com flores, chocolates e presentes em forma de coração.

Você acha que dá flores e chocolates não é nada original, e muito clichê? Então, sejA criativo e presenteie o seu amor com um porco (não de verdade, é claro!), pois e, na Alemanha é bastante comum os casais trocarem porquinhos de forma de chocolate, como docinhos e até tipo cofrinhos mesmo também no dia de São Valentim.

Embora na Alemanha, o porco seja um símbolo de boa sorte, este gesto tão romântico por lá pode ser mal interpretado em outros países, pois vai ficar bastante estranho você presentar um porquinho trufado para o seu amor aqui no Brasil né 🙂 

 ➡ Polonia

Muitos poloneses fazem uma peregrinação romântica para a pequena cidade de Chelmno, localizado nas margens do rio Vístula, cerca de 50 quilômetros a noroeste de Lódz.

Chelmno também é conhecida como acidade do amor“.

E porque ela possui esse adjetivo? Recentemente, uma pequena igreja paroquial começou a exibir uma relíquia que supostamente pertencia a São Valentim. É um fragmento de crânio, colocada em um relicário de prata que data de 1630.

Se é verdadeiro ou não, as pessoas não deixam de viajar para Chelmno no dia de São Valetim em casal para celebrar o amor, que para elas curtir esta data a dois é o que realmente importa para todos os amantes da terra!

>>Conheça o dia dos namorados na Espanha

4.8/5 - (6 votes)
Etiquetas

Marcos Paulo Vilela

Nós do blog Eucontigo blog entendemos que para uma relação ser de qualidade e a longo prazo precisa de uma boa dose de amor e fidelidade mas acima de TUDO maturidade de ambos, nossa missão é promover um conteúdo que possa satisfazer os dois lado da laranja, um sentimento verdadeiro merece compreensão...

Artigos relacionados

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo