Ter controle das próprias emoções é fundamental para viver. Saber ouvir uma crítica e não se desesperar, encarar seus medos e mesmo saber o momento certo entre dar um sorriso e uma bela gargalhada, são exemplos de controle e uma boa convivência em sociedade.
Mas nem sempre é fácil, principalmente quando estamos passando por um período difícil, fazendo com que fiquemos mais fragilizados e muitas vezes tomamos decisões erradas ou atitudes sem pensar, que podem ser conseqüências terríveis no futuro.
Mas como ajustar isso? Como dominar a si mesmo? Neste post, veja como fortalecer sua inteligência emocional e lidar melhor consigo mesmo e com os outros.
Defina Suas Emoções Com Palavras
Quando está sentindo raiva de algo, você consegue definir esse sentimento certo? E a contrariedade? E a ansiedade ou frustração? Estas são emoções mais difíceis de catalogar, mas é importante designá-las para assim, saber reconhecê-las quando sentir.
Então quando estiver ansioso, saberá que isso é mais do que simplesmente não ter paciência de esperar, mas sentir desconfortável diante de uma sensação sufocante ou contrariado, quando estiver chateado, porém sem algo que chegue a um nível de raiva ou ódio.
Ao Invés De Reclamar, Aja
Nós seres humanos temos o costume de reclamar sempre quando um problema acontece, mas adianta reclamar? Na verdade não.
Quando reclamamos de alguma coisa, demonstramos nossa insatisfação e até julgamento diante de um fato, porém isso não resolve o problema, por que ele continua ali.
A melhor opção nesse caso é optar por agir em prol de solucionar o problema, ao invés de continuar reclamando dele. Com atitude, as situações desagradáveis tendem a sumir e as reclamações também.
Aprenda A Controlar Suas Emoções Negativas
Ficar de cara fechada, ser impulsivo nas ações e responder de forma grosseira, são algumas reações que temos quando nossas emoções negativas estão no seu pico mais alto.
Ainda que vez ou outra é normal elas aparecerem, não devem ser algo comum. Aprenda a controlar suas emoções negativas mudando seu pensamento e comportamento diante delas.
Nesse caso, inverta a situação e quando sentir vontade de ser grosseiro por exemplo, reflita rapidamente e decida agir diferente disso.
Evite O Mal Hábito De Julgar Sempre As Pessoas
Um colega no trabalho fez algo que você acha ruim ou viu uma cena ridícula e já pensa em julgar? Evite isso e comece a pensar no que levou a pessoa a agir desse modo.
Ser inteligente emocionalmente é ter empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro e tentar entender sua maneira de pensar e agir.
Este é um exercício importante que todos devemos fazer para nos relacionarmos melhor com as outras pessoas e nos sentirmos bem e além disso, essa atitude de controlar o ato de julgar, nos afasta de pessoas falsas e que querem sempre falar mal do próximo.
Cuidado Com Seus Impulsos
Quem nunca por um impulso, falou ´´umas verdades“ para um colega de trabalho? Ou até se deixou dominar pelo ódio e acabou brigando feio com alguém? Essas atitudes são nossos impulsos que quando não são controlados, podem nos deixar em maus lençóis.
Comece a dominar mais suas emoções e aprenda a ouvir críticas e até provocações dando a outra face, como assim ensinou Jesus na Bíblia.
Ali ele mostra que quando controlamos nossas emoções, conseguimos evitar problemas maiores com pessoas que querem nos prejudicar.
Aprenda um Pouco Mais Sobre Inteligência Emocional
Se aprendermos a dominar nossa inteligência emocional, qualquer coisa que fizermos será um grande sucesso.
Por isso se você tem encontrado problemas para dominar suas emoções ou é um profissional da área psicológica e está em busca de mais conhecimento, matricule-se no curso online gratuito de Inteligência Emocional da FBV Cursos e promova mais autoconhecimento para si e um currículo mais qualificado. Gostou deste post? Deixe seu comentário e confira mais posts aqui no blog.