Quando a Pessoa Só Vê Seus Defeitos! Reflexão
Porque tem pessoas que só veem os nosso defeitos?
Cada pessoa é uma constelação de qualidades maravilhosas, virtudes pouco visíveis e defeitos importantes. Nem você nem eu nem ninguém mais pode escapar disso. Somos todos habitados por um gênio e um santo, mas também por um tirano e um idiota.
Todos nós cometemos erros em nossas vidas , e todos nós fazemos coisas de que nos envergonhamos. É por isso que aqueles que nos criticam têm argumentos que vêm facilmente à mente. No entanto, há pessoas que se comportam como se as coisas não fossem como acabamos de descrevê-las.
Sem eles terem o direito ou mesmo boas razões, algumas pessoas se tornam juízes implacáveis dos outros. Eles são capazes de fazer uma lista dos defeitos das pessoas ao seu redor, com grandes reforços de detalhes.
Eles se sentem capazes de determinar quais ações os outros devem colocar em prática para sair de seus erros, ou pensam que podem marcar seu caminho para evitar que cometam erros, eles se tornam rapidamente intolerantes com o menor fracasso .
“Nossa crítica é culpar os outros por não terem as qualidades que acreditamos ter. “
Quando a crítica é constante e encarnada, o mais provável é que os objetos nos quais ela se baseia não sejam mais os erros que você comete, mas sim as manifestações de um mecanismo de defesa conhecido como “projeção”.
Isso quer dizer que essas pessoas veem você como um espelho: elas criticam em você o que elas não gostam em si mesmas.
Da mesma forma que todos somos admiráveis em certa medida, todos estamos igualmente abertos à crítica.
Se você está procurando por defeitos morais em Saint-François d’Assises, você encontrará alguns. Se você está procurando por algumas citações idiotas de Albert Einstein, você encontrará algumas também.
É precisamente aqui que está o cerne do problema: todos escolhem o que ele vê e o que ele não vê nos outros .
Geralmente, essa escolha está associada à maneira pela qual a pessoa que se avalia se percebe.
Quer dizer, se ela aprecia, ela verá o que é bom em casa e, portanto, também nos outros. E vice-versa.
No entanto, algumas pessoas não apenas criticam apontando o que é pior em outras, mas atacam uma determinada pessoa ou grupo para tornar suas avaliações amargas mais relevantes. Por que isso acontece?
O que eles não gostam em si mesmos?
A projeção ocorre da seguinte maneira: a pessoa constrói uma opinião de si mesmo, que muitas vezes não é muito imparcial ou objetiva.
Certos traços de sua personalidade podem até parecer simplesmente inaceitáveis. Por exemplo, pode ser alguém profundamente egoísta na prática, mesmo que seja a favor da solidariedade quando está em público.
Ele está procurando por argumentos falsos para justificar seu comportamento egoísta.
É o tipo de pessoa que diz coisas como: ” Estou muito preocupado com a sua solidão, mas infelizmente não tenho tempo para visitá-lo “. Essas pessoas querem se ver como generosas, mas seu egoísmo as impede. De fato, eles não estão cientes de que estão preocupados apenas com seus próprios interesses e que não são capazes de fazer concessões para os outros.
Eles realmente acreditam que suas desculpas são razões válidas para agir como eles.
O problema é que, quando eles detectam comportamento egoísta em outros, eles levantam suas vozes para apontar e protestar. Eles ficarão indignados e gritarão em todos os telhados para que essa conduta seja reprimida. Parece inconcebível para eles que alguém possa se comportar dessa maneira.
Se você perguntar a eles, eles dirão que seus próprios argumentos para serem egoístas são perfeitamente razoáveis.
” Não é que eu não queira, mas as circunstâncias me fazem fazer isso .” Por outro lado, as razões dos outros são sempre desculpas puras .
O que está acontecendo no fundo?
O que acontece é que as falhas dos outros, inconscientemente, evocam seus próprios fracassos. Eles não toleram em outros o que não toleram em casa. Em outras palavras, eles projetam seus próprios erros nos outros, de modo a não agitar a faca na ferida narcísica que eles não conseguem administrar.
Crítica para criticar é sempre o resultado de uma projeção. É perfeitamente normal criticar aqueles que carregam as mesmas falhas que temos. Mas nós não fazemos isso de propósito, quase nunca estamos conscientes de que estamos fazendo isso.
Por isso, é importante estar atento ao que não apoiamos nos outros. Se aguçarmos nosso senso de observação, podemos perceber que essa intolerância é exatamente a mesma que sentimos em relação aos nossos defeitos.
Da mesma forma, quando somos criticados, não devemos levar tudo o que nos é dito. Precisamos pensar sobre as razões que levaram uma pessoa a destacar esses elementos negativos de nossa personalidade.
É muito provável que cheguemos à conclusão de que a crítica, de fato, aponta para uma de suas partes obscuras, e não necessariamente para uma de nossas falhas .