Não vai importar quantas vezes já tenha passado por uma situação dessas, terminar qualquer tipo de relacionamento é algo que é muito complicado. Um relacionamento que já tem muitos meses, anos, pode deixar a decisão ainda mais complexa, fazendo difícil lidar com essa decisão que precisa ser tomada.
Como terminar um relacionamento longo
Quando se compartilha projetos, investimentos, filhos, tudo deixa as expectativas em cima dessa relação ainda mais complicada. Se o caminho melhor a seguir é terminar o relacionamento, alguns conselhos podem ser indicados para conseguir diminuir o sofrimento emocional e ter uma experiência menos negativa.
1 – Cuidado com a comunicação
Em boa parte dos casos, terminar uma relação é algo bem planejado, pois não deve ser decidido no calor da emoção. É bem importante considerar como essa informação vai cegar na outra pessoa, para conseguir transmitir a mensagem da melhor maneira. Ao ter cuidado com isso, é possível ter uma conversa mais calma.
Cuidar da maneira com que se fala é tão importante quanto cuidar também da atitude, gestos e tom de voz. Tentar transmitir respeito é ideal, com agradecimento e tranquilidade, por todo o tempo que passaram juntos. A resposta para a motivação em terminar também tem que estar pronta, com algo coerente e claro.
VEJA TAMBÉM: Aprenda como terminar um namoro a distância
2 – Sem ressentimento
Caso a decisão seja se separar, é porque algo mostrou que não tinha como continuar como o esperado, tendo os seus motivos. Por mais que nos últimos momentos a situação tenha sido bem complicada de vivenciar, é importante não deixar o ressentimento falar mais alto nesse momento.
É a hora de começar para os dois, por isso, a última lembrança entre os dois não precisa ser de uma conversa cheia de raiva e cruel. Deixar tudo bem definido para não alimentar esperanças e bem claro para que aquilo seja, de fato, o ponto final.
3 – Regras
Em caso de separação, nem sempre os dois vão estar satisfeitos com a situação. É preciso pensar como vai ser o pós-termino, pensando em que fazer para o momento de transição para o fim de relacionamento. Para quem tem filhos, pensar em como vai ser com isso, se vocês ainda irão se ver, com qual frequência. Deixando isso bem claro, fica mais fácil para o outro entender e definir também a sua própria postura.
4 – Firmeza e empatia
O outro pode demonstrar resistência na hora de aceitar o término, podendo começar a ligar sem parar, aparecer sem avisar, mandando mensagens. Isso pode ser algo bem complicado de lidar e pode tirar a sua paciência. Mas é importante se manter firme na decisão, mas sem deixar de pensar que há uma outra pessoa do outro lado, tomando atitudes duvidosas, mas por conta dos seus sentimentos.
Tentar ser mais compreensivo e empático nesse momento é uma maneira de considerar o que vocês viveram por tanto tempo.
O outro pode ter a sua própria raiva e ansiedade, sabendo que terminar uma relação pode gerar algo bem negativo nas expectativas dos outros. Respeitar também esse momento para que a pessoa tenha como digerir essa informação.
Muitas vezes, quando vamos terminar uma relação, já pensamos naquilo há bastante tempo, mas ao informar para o outro, aquilo é uma novidade.
Términos são sempre complicados, para relações mais longas, principalmente. Assim, a melhor forma de conseguir isso, é explicando claramente as motivações para dar fim ao relacionamento, buscando manter a calma no diálogo para que a comunicação do fim seja dada de maneira definida e firme.
VEJA TAMBÉM: 5 dicas e exercícios para vencer a timidez
Uma relação que tem um bom diálogo de fim de relacionamento abre portas para um ressentimento futuro a menos, sabendo que foi feito do jeito que deveria.