Relacionamento

Homem Possessivo e Controlador: Características e Atitudes

Embora não haja protótipo social de um homem controlador possessivo, certas características e atitudes são comuns ao que podemos afirmar para defini-las. No entanto, é importante ter em mente que eles podem ser indivíduos muito diferentes em relação ao status social e econômico, idade, educação, crenças religiosas, tendências políticas e educação.

Além das características que explicamos a seguir, quase todas coincidem na maneira de iniciar um relacionamento e na manutenção subseqüente por meio de comportamentos dominantes e autoritários . Às vezes, eles disfarçam essas atitudes com gestos sutis e gentis e, em outros momentos, os exercitam sem nenhum escrúpulo. A questão é que, pouco a pouco, eles estão forjando uma prisão em que estão aprisionando a outra pessoa.

Atitudes de homens possessivos e controladores

Os primeiros sinais de alarme são negatividade , desvalorização e rejeição do parceiro. Esses sinais são disfarçados por trás da falsa modéstia, tomando a desculpa de que essas são apenas observações para melhorar. Para isso, nós adicionamos interrogações diárias nos detalhes diários. O problema é que, pouco a pouco, a vítima perde sua identidade. Ela dá menos importância aos comportamentos que lhe causam sofrimento e dor. Ela começa a medir cada uma de suas palavras para agradar.

No entanto, no início do relacionamento, esse pode ser um comportamento normal, comprovando a preocupação do parceiro com as atividades diárias. Enviar uma mensagem, liga várias vezes ao dia. Mas onde está o limite?

O perigo surge quando o desejo de conhecer o outro se torna uma obsessão e o interesse se transforma em controleA personalidade controladora geralmente não se manifesta no início do relacionamento. Desenvolve-se com o passar do tempo.

Embora esse tipo de comportamento possa ser adotado tanto por homens quanto por mulheres, enfocaremos este artigo nos traços e características que descrevem os homens possessivos e controladores. Eles são indivíduos cheios de insegurança e falta de confiança.

Principais características dos homens e controladores possessivos

Personalidade obsessiva

O homem possessivo e controlador é caracterizado por uma personalidade obsessiva. É sobre checar tudo ao redor. Esse tipo de homem sempre parece estar na defensiva. Ele fica irritado com facilidade e às vezes ele tenta conter sua agressividade.

Ele é obcecado em controlar o lugar onde seu parceiro está em todos os momentos, com quem ela se encontra ou as amizades que ela tem. Torna-se algo de suma importância no relacionamento. Embora ela tenha dito a ele o que faria e onde, ele sempre tentaria verificar as informações. Para isso, ele fará perguntas, utilizará familiares ou amigos para verificar se o que foi dito é de fato verdade.

É importante lembrar que cada um de nós é uma pessoa livre e que ninguém tem o direito de decidir com quem podemos sair ou como devemos nos vestir. Isso seria uma falta de respeito e uma inibição da nossa liberdade.

Ciúme insalubre

O ciúme é gerado como uma resposta a sentimentos profundos de insegurança e falta de autoconfiança projetadas no parceiro. Assim, geralmente surge quando se sente que o amor do outro está em perigo ou quando se experimenta o medo de não ser o centro das atenções do ente querido, sem que isso seja certo. . De fato, os ciumentos têm medo do abandono, são emocionalmente dependentes e sofrem de insegurança crônica.

Embora a maioria das pessoas não consiga relativizar esse sentimento e colocá-lo em contexto; homens possessivos experimentam grandes dificuldades quando têm que administrá-lo. Desta forma, o ciúme acabará por dominá-los e se expressará através de comportamentos críticos, controladores e às vezes até agressivos .

Controle de redes sociais e outros dispositivos

Além de telefonar e enviar mensagens várias vezes ao dia, um homem controlador e possessivos são capazes de se incomodar quando não são atendidos imediatamente. Se isso acontecer com você no início de um relacionamento, é melhor falar sobre isso. Se ele ainda não consegue entender, o melhor é fugir. Se isso acontecer em um relacionamento estável, é melhor falar sobre isso ou consultar um profissional.

É importante ter em mente que o telefone celular é um item pessoal e ninguém deve controlar nossas chamadas e mensagens, pois fazem parte da nossa privacidade.

Sentimento de posse

A convivência com um homem possessivo e controlador é praticamente insuportável, já que ele pode acabar submetendo ou apagando a outra pessoa.

Por outro lado, esse tipo de perfil geralmente experimenta um profundo senso de propriedade do outro. Isso significa que ele considera o outro como sua propriedade e que ele tem a liberdade de decidir por ela sem considerar sua opinião. Isso geralmente se transforma em uma situação de abuso psicológico. A vítima pode acabar tendo sérias dificuldades em ver a realidade objetivamente, fruto do engano pessoal.

Nesses casos, é importante eliminar o conceito de pertencer ao amor, bem como a crença de que o ciúme é uma demonstração desse sentimento. O amor não tem nada a ver com posse, a necessidade de controle, liberdade, respeito e confiança. Para isso, é importante estabelecer certos limites nos relacionamentos.

Requisito: mudar gostos e modo de ser

Como regra geral, o homem possessivo e controlador encorajará seu parceiro a deixar de lado suas paixões, suas preocupações e suas amizades. Ele vai querer impedi-lo de se interessar por algo que ele não pode controlar.

Em casos extremos, os homens possessivos podem atingir agressividade verbal ou física com a outra pessoa, de modo que ela se comporte conforme espera e deseja. No entanto, nessas situações, o mais importante é pedir ajuda, tanto profissional quanto legal.

Finalmente, não vamos esquecer o fato de que em um relacionamento; é o amor que deve prevalecer, assim como o respeito e o desejo de ajudar os outros a crescer.

4.7/5 - (3 votes)
Etiquetas

Marcos Paulo Vilela

Nós do blog Eucontigo blog entendemos que para uma relação ser de qualidade e a longo prazo precisa de uma boa dose de amor e fidelidade mas acima de TUDO maturidade de ambos, nossa missão é promover um conteúdo que possa satisfazer os dois lado da laranja, um sentimento verdadeiro merece compreensão...

Artigos relacionados

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo