Seja feliz no casamento da maneira certa! saiba como
Neste post quero te passar uma série de dicas segundo os planos que Deus nos mostra segundo a sua palavra, eu como cristão, resolvi seguir esta doutrina que na minha opinião é a melhor! pois ela emana diretamente de Deus, o criador e formulador de uniões! Se você já tentou várias alternativas, por que não dar uma chance a Deus? fica comigo e boa leitura!
💡 17 Regras Segundo a palavras de Deus para se manter um casamento Cristão feliz e duradouro!
➡ 1- Para um casamento feliz, o casal deve ter seu próprio lar.
“Pois o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornam uma só carne” (Gênesis 2:24).
A palavra de Deus é direta, ambos devem ao deixar a casa dos pais devem estabelecer seu próprio cantinho, mesmo que a questão financeira for apertada. O marido e a mulher devem decidir juntos essa questão, e manter-se juntos a toda adversidade, essa causa pode ser o motivo de muitos casais se separarem por não terem um casa só dele, pois insistem em morar junto com os pais.
>Leia Também: https://relacionamentos.net/resenhas/morar-com-a-sogra-nao-da-certo/
➡ 2. O namoro não acaba após o casamento.
“Acima de todas as coisas possuem o amor fervente e esse amor cobre uma multidão de pecados” (1 Pedro 4: 8). “Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva” (Provérbios 31:28) “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”(Romanos 12:10).
Continue vivendo as cortesias do namoro durante a vida conjugal. Um casamento bem-sucedido não acontece por mágica: ele se desenvolve no dia a dia. Não expresse o amor pelo seu(a) conjugue de forma diferente, pois a monotonia vai destruir o teu casamento.
O amor e carinho precisam ser cultivados, procure gastar mais tempo com atividades, conversarem, saírem se divertirem com mais entusiasmo. Não negligencie pequenos afetos, surpreenda sempre que puder com pequenos presentes, sempre esteja disposto a dar e receber carinho, pois nenhuma separação tira de uma relação mais do que foi depositada nela. O divórcio em si não é a principal dos casais se afastarem, mas sim a falta de amor e se lhe for dada a chance, o amor sempre triunfara.
➡ 3. Lembre-se que Deus fez o matrimonio.
e Cristo disse: “Por isso deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne, portanto, o que Deus uniu, o homem não separa.” (Mateus 19: 5-6) .
Não se esqueça que Deus os juntou em casamento e o plano dele é que sejam felizes. Ele vai trazer felicidade e amor na vida de vocês se obedecerem seus mandamentos divinos, pois para Deus todas as coisas são possíveis (Mateus 19:26), Não se desespere.
➡ 4. Cuidado com seus pensamentos, não os deixe trair.
“Porque, como imaginou no seu coração, assim ele é” (Provérbios 23: 7). “Não cobiçarás o teu próximo” (Êxodo 20:17). “Mantenha seu coração [seus sentimentos], porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23). “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4: 8).
Pensamentos ruins destroem o seu casamento. O inimigo vai tentar te ludibriar com esses pensamentos: “Nosso casamento foi um erro” “Ele(a) não me ama mais.” “Eu não aguento mais essa situação” “Chega, não aguento mais viver esse inferno de relação“.
Abandone esses pensamentos, pois eles vão destruir a sua casa e as emoções muitas vezes governam nossas ações. Pensamentos descontrolados são como um carro sem freios descendo ladeira abaixo, Qualquer coisa pode acontecer, e o resultado é sempre desastroso.
➡ 5. Jamais ir para cama com raiva um do outro.
“Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” (Efésios 4:26). “Confesse seus pecados uns aos outros” (Tiago 5:16). “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim” (Filipenses 3:13). “Seja gentil com o outro, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4:32).
Ficar chateados e magoados um com o outro é muito perigoso, mesmo os problemas menos significantes, eles estão enraizados na mente como convicções e atitudes e afetam negativamente toda a sua filosofia de vida.
Assim, Deus nos pede para se livrar-nos de toda a raiva antes de repousarmos. Devemos ter nobreza suficiente para perdoar e dizer com honestidade: “me perdoe“, afinal de contas, ninguém é perfeito, reconheça o seu erro quando você cometer um.
➡ 6. Mantenha Jesus como o Senhor da sua casa.
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Salmo 127: 1). “Em todos os teus caminhos, reconhece ele, e ele endireitará as tuas veredas” (Provérbios 3: 6). “A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus” (Filipenses 4: 7).
Esta é a grande regra para ter um casamento feliz. Coloque Cristo em primeiro lugar! O verdadeiro segredo da felicidade no lar não é a diplomacia, estratégia e incansáveis esforços para superar os problemas diários, mas sim a união com Cristo Jesus.
Corações cheios de amor de Deus nunca podem se afastar um do outro. Com Jesus como senhor, o casamento será uma benção. O Evangelho é o remédio eficaz para todos os casamentos que estão passando por ódio, amargura e decepção.
➡ 7. Orem juntos.
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41). “Orai uns pelos outros” (Tiago 5:16). “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura” (Tiago 1: 5).
O casal deve orar consta temente. Ajoelhe-se e peça para Deus para guiar o caminho do casamento dos dois, perdão, força e sabedoria para resolver os seus problemas. Deus deu uma garantia pessoal de que ele vai responder a sua prece, a pessoa que ora terá a resposta dos céus e um anseio no coração para fazer o certo.
➡ 8. concordar com o divórcio não é uma saída.
“O que Deus uniu não o separe o homem” (Mateus 19: 6). “Qualquer pessoa que se divorcia de sua mulher, exceto por falta de castidade, e casar com outra comete adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério” (Mateus 19: 9). “A mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele está vivo” (Romanos 7: 2).
Os laços do casamento são indissolúveis e indestrutível. O divórcio só é permitido em caso de adultério, mas mesmo em tal caso não é obrigatório, e sim uma opção. O perdão é sempre melhor do que o divórcio, mesmo no caso de uma queda moral. O casamento é para a vida toda, assim como Deus fez a primeira cerimônia de casamento no Éden…
O Divórcio é inevitavelmente uma manobra frustrada e infeliz e muitas vezes a pessoa vive uma barreira que dificulta até mesmo o sucesso na vida pessoal. Deus instituiu o casamento para salvar a pureza e felicidade do homem e da mulher, para suprir suas necessidades sociais e de elevar sua natureza física, mental e moral.
➡ 9. A intimidade de vocês só pertencem a vocês!
“Não adulterarás” (Êxodo 20: 4). “O coração do seu marido está nela confiado ela … Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida” (Provérbios 31:11, 12). “O Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, qual tenha sido desleal “(Malaquias 2:14).
“Para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da estranha. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos.
Porque por causa duma prostituta se chega a pedir um bocado de pão; e a adúltera anda à caça da alma preciosa. Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem? ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés? Assim ficará o que entrar à mulher do seu próximo; não será inocente todo aquele que a tocar.“(Provérbios 6: 24-29).
As intimidades do casamento não devem ser compartilhada com os outras pessoas! Resolva todos os seus problemas em particular, afinal isso só interessa aos dois. Nenhuma outra pessoa (exceto seu pastor ou um familiar de confiança) nunca devem se envolver nos problemas íntimos e pessoais do casal. Devem ser verdadeiros um com o outro e o segredos mantidos entre ambos, um defende o outro, e tirem de vista todos os bisbilhoteiros de plantão. 😉
Quanto ao adultério, não precisa nem citar que essa ação vai trazer danos terríveis a sua relação e a todos os outros envolvidos. Deus conhece a nossa mente, corpo e estrutura emocional, e quando ele diz: “não cometerás adultério.” é melhor obedecer sem questionar. 😉
➡ 10. Deus descreve o que é amor: se esforce todos os dias para alcançar esse jeito de amar
“Aquele que tem amor, tem a paciência é uma espécie e não com ciúmes não é arrogante nem orgulhoso. Não é rude ou não egoísta raiva ou rancoroso”
Não é pecado prazer dos outros, mas de verdade. Tudo suporta com confiança, esperança e paciência “(1 Coríntios 13: 4-7, Deus vem ao homem version).
Releia esta passagem com cuidado. É a descrição que Deus faz do verdadeiro amor. Como é a qualidade de seu amor em comparação ao amar de Deus? O amor não é um impulso sentimental, mas um princípio sagrado que se estende por uma vida inteira.
Seu casamento não pode falhar se ele prevalece no amor verdadeiro. Sem ele, você não pode ter sucesso. Tente fazer o companheiro(a) feliz, ao invés de tentar ser bom.
➡ 11. A crítica pode SIM destruir o amor.
“Maridos, amai as vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas” (Colossenses 3:19). “É melhor morar numa terra deserta do que com uma mulher briguenta e irritada” (Provérbios 21:19). “A goteira contínua na chuva e uma mulher rixosa são semelhantes” (Provérbios 27:15). “E por que tu reparas no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?” (Mateus 7: 3). “O amor procura um modo de ser construtivo” (1 Coríntios 13: 4-7.
Pare de criticar e resmungar, pare de encontrar falhas. Não espere perfeição. Tente ignorar as falhas e veja as coisas boas. Não tente mudar, controlar ou forçar o companheiro a ser de um jeito diferente. Apenas o bem pode mudar as pessoas, senso de humor, um coração alegre, bondade, paciência e carinho são suficientes e eliminam boa parte dos seus problemas conjugais. O segredo de um casamento bem-sucedido não está em ter o parceiro correto, mas ser feliz ao lado dele.
➡ 12. Não seja exagerado: tenha temperamento.
“O amor … não prossegue vantagem egoísta” (1 Coríntios 13: 5). “Portanto, quer comais, quer bebais, ou fazer outras coisas, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).
“Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” (2 Tessalonicenses 3:10).
“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” (Hb 13: 4).
“Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” (Romanos 6: 12-13).
Os excesso podem arruinar seu casamento e também a falta de entusiasmo. O Trabalho, amor, descanso, exercício, jogo, o culto, as refeições e as relações sociais devem ser cuidadosamente equilibradas em seu casamento, ou caso contrário algo pode dar errado.
O excesso de trabalho , a falta de sono e e a carência de exercício físicos adequados e má alimentação, fazem com que a pessoa se torne crítico, intolerante e negativa. Excessos constantes é um grande mal que fortalece a natureza animal e amortece a consciência.
O abuso da sexualidade pode destruir o amor das coisas santas. O casamento não é uma licença para abusar de práticas sexuais, atos que não agradam a Deus, desvios ou intolerância corroem o amor e o respeito mútuo que os casados devem ter. Uma vida sexual temperada é o que a Bíblia recomenda (1 Coríntios 7: 3-7).
As relações sociais com os outros são absolutamente essenciais. A verdadeira felicidade não pode ser encontrada de modo isolado. os dois devem aprender a rir e aproveitar a maneira saudável dos momentos agradáveis.
Fazer as coisas sem entusiasmo enfraquece o corpo a mente e a consciência, e a capacidade de amar e respeitar uns aos outros. Não deixe que a falta de equilíbrio seja o despojo do seu casamento. 😉
➡ 13. respeite a privacidade e os direitos um do outro:
“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.” (1 Coríntios 13: 4). “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Romanos 12:10).
Cada parceiro tem um Deus – dado o direito de ter algumas coisas particulares que não precisam ser explicadas. Não se intrometa nas suas coisas pessoas e privadas sem o seu breve consentimento. O direito à privacidade e silêncio devem ser respeitado. O seu parceiro tem ainda o direito de, caso ocorra um erro o direito de ter um dia só para ela.
Ser casado não significa posse, de modo que não se deve exigir alteração de personalidade ou afins. Só Deus pode fazer essa mudanças em cada um de nós, ele é pessoalmente responsável nesta questão (Romanos 14:12).
A confiança mútua é absolutamente essencial para a felicidade. Gaste menos tempo pesquisando coisas sobre o seu parceiro e mais tempo tentando agradar -lhe.
➡ 14. Seja higiênico, limpeza e organização vem de Deus!
“Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos” (1 Timóteo 2: 9).
“Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.” (Provérbios 31: 13-27).“Se alguém não cuida dos seus, e principalmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo “(1 Timóteo 5: 8).” não seja preguiçoso “(Hebreus 6:12).
A desordem, falta de higiene e negligência são as armas que o diabo usa para destruir o respeito e carinho mútuo e assim arruinar seu casamento. O vestir do homem e da mulher devem ser limpos e modestos assim como as refeições devem ser saudáveis, bem apresentadas. 😉
A casa deve ser limpa e ordenada, porque isso traz a paz, tranqüilidade e satisfação não só aos dois e a quem nela coloca os pés. Um dos parceiros que não trabalha é negligente com o lar e não prevê as necessidades de sua casa, uma maldição para a família e um insulto a Deus, você pensa que não mas esses pequenos detalhes separam muitos casais abençoados de Deus
➡ 15. Procure ser gentil com as palavras, principalmente nas respostas
“A resposta branda desvia o furor” (Provérbios 15: 1). “Aproveite a vida com a mulher que você ama” (Eclesiastes 9: 9). “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino” (1 Coríntios 13:11).
Esforce-se para falar de maneira suave e gentil. Quando atacado, o silêncio é muitas vezes a melhor maneira de acalmar a raiva. As decisões feitas quando se esta de cabeça cheia, cansado ou desanimado, não são os melhores, por isso é melhor relaxar a mente e esperar a tempestade passar para conversarem só depois. E quando você se comunicar com o seu parceiro novamente,procure ser gentil e amorosa(o). 🙂
➡ 16. Quer ser feliz no casamento? Tenha sensatez nas questões financeiras 😕
“O amor não é amor possessivo, tem boas maneiras e não persegue vantagem egoísta.”(1 Coríntios13:4)
“Deus ama ao que dá com alegria” (2 Coríntios 9: 7).
Finalmente o tópico que talvez seja a causa mais devastadora quando o casal não possui sabedoria para contornar; o dinheiro é um grande mal nas separações! Todos os bens e rendimentos no casamento devem ser “nosso ” e não “seu” e “meu”.
Marido e mulher devem ter somas iguais (sempre que possível) na hora de gastar o dinheiro. Um marido avarento faz sua esposa infeliz, uma mulher insensata na hora de gastar também vai fazer o marido ficar preocupado então, mostrar confiança na capacidade administrativa do casal é algo fundamental…
Como você pode ver para ser feliz no casamento não existe mágica e sim a mão de Deus que intercede e abençoa o caminhar dos dois, o que você achou do artigo, deixe seu comentário, compartilhe nas redes sociais, seja um influenciador digital, leve esse conteúdo aquele casal que está precisando de um conteúdo positivo para reavaliar a relação segundo os mandamentos do Senhor…forte abraço e sucesso!
Marcos Vilela 😉