Ciúmes

Como Controlar o Ciúmes/Dicas

 

Kevin sentou-se ao lado dela, bastante humilde.

“Mark, você pode por favor, fazê-lo entender que eu amo ele ,” Katherine continuou. “Eu não quero mais ninguém. Mas seu ciúme insano vai nos separar a menos que algo mude.”

Kevin admitiu que, quando saíam em público, ele insistia que ela se sentasse em direção a uma parede para que ela não pudesse ver (ou ser vista por) outros parceiros potencialmente atraentes. Se ele a pegasse conversando ou brincando com vizinhos ou colegas do sexo masculino, ele assumiria que ela estava tendo um caso. Ela tinha parado de ver um amigo masculino muito bom que ela conhecia desde a infância e ele “proibiu” ela de conversar com um homem casado de 70 anos que morava na casa ao lado. Isso era enlouquecedor.

Seu ciúme era todo abrangente; de atraentes estrelas de cinema masculinas para professores masculinos de seus filhos pequenos. No início (antes de perceber o quão destrutivo era se tornar), ela ficou lisonjeada com a intensidade de suas atenções ciumentos – afinal, ele mostrou que se importava, certo? Mas a ansiedade constante, a perda de sua liberdade e a falta de clareza (ele enviava mensagens de texto a cada meia hora se saísse com uma namorada) agora eram tortura para ela e também para ele.

A maioria das pessoas sente um pouco de inveja às vezes, especialmente quando têm fortes sentimentos de atração e amor pelo parceiro, e um pouco de ciúme ocasionalmente pode adicionar entusiasmo a um relacionamento. Mas assim como uma faísca pode iluminar uma sala, uma chama pode queimá-la no chão. Então, o que há por trás do ciúme?

um conto desconhecido…

O que significa ciúme em um relacionamento?

Na raiz do ciúme está o medo da perda. Como muitos parceiros invejosos, Kevin temia a perda de seu relacionamento, a perda de respeito próprio, até mesmo a perda da “face”, temendo que seus amigos o vissem se ele fosse “feito de bobo”. O medo cria sentimentos de insegurança.

Quando o medo diminui, também diminui o ciúme. Mais do que sentimentos de medo, o ciúme também leva a uma miscelânea de outras emoções, como raiva, ódio do amor “rivais”, repugnância (às vezes, auto- afronta) e desesperança.

Então, por que uma pessoa pode ficar com ciúmes? A ex-mulher de Kevin o traiu e ele sentiu que nunca superaria isso. ‘Uma vez mordido, duas vezes tímido’, ele agora criava ameaças imaginárias. Dizem que é ótimo ter “uma boa imaginação”, mas ele estava usando a dele para se atormentar.

Claro, se o seu parceiro é continuamente ativo sexualmente com outras pessoas, então o ciúme é totalmente justificado. E talvez todo o relacionamento precise ser reavaliado.

Mas aqui quero me concentrar em ajudá-lo se você se sentir indevidamente ciumento (isto é, não há evidência real ou apropriada de que seu parceiro é ou foi infiel a você). Essas dicas também se concentram no ciúme sexual, em vez de, digamos, invejar a quantidade de tempo que seu parceiro passa com a mãe ou com os filhos.

Então, como podemos começar a quebrar o ciclo de ciúmes, recuperar o autocontrole e parar de enlouquecer nossos parceiros e a nós mesmos?

1) Pode parecer banal, mas e quanto a você acreditar no seu parceiro?

Sim, aceite a palavra deles. Se eles mentem para você, então eles não estão enganando ninguém além de si mesmos – lembre-se disso. Tem sido dito que a confiança é a base de qualquer relacionamento. É muito insultante para o seu parceiro ter você sempre duvidando de sua palavra ou decência de comportamento. Constante questionamento por você pode até ser tão destrutivo quanto ter um caso a longo prazo.

Você ainda vai desconfiar de seu parceiro por um tempo (por puro hábito), mas encontre forças para começar a agir como se acreditasse neles. Se você tem verificado que eles realmente estavam onde eles disseram que eles foram, então pare de fazer isso. Quando eles dizem que te amam, acredite neles.

2) Mais fácil falar do que fazer, mas pare de se comparar com os outros

Alguns (nem todos) ciumes são motivados pela baixa auto-estima. “Como eles poderiam me amar? Eu não entendo como alguém como eles poderia ser atraído por alguém como eu!” Nenhum de nós deve entender exatamente por que alguém nos ama. A pintura de Mona Lisa sabe porque é tão valiosa? Claro, você pode ser capaz de apreciar qualidades atraentes em si mesmo, mas considere isto:

Há pessoas mais bonitas, mais ricas, mais engraçadas, mais inteligentes, mais jovens do que quase todos nós, mas essas são qualidades de um “produto”. Se ele ou ela te ama, será por causa de uma qualidade extra e indefinível que você não consegue explicar – uma parte profunda de sua humanidade à qual eles se conectam, que transcende aparências, juventude, riqueza e assim por diante. Algumas das pessoas mais amadas da história estão bem abaixo da lista quando se trata de aparência ou riqueza. Pare de tentar “exercitar” porque eles podem gostar de você.

3) Pode ser um pensamento terrível, mas esteja preparado para perdê-los

Eu disse que nem todo ciúme é motivado pela baixa auto-estima; e isso mesmo. Pessoas com auto-estima bastante alta podem sentir ciúmes intensos se elas tendem a sentir que elas mesmas devem sempre ser o centro das coisas. Pessoas assim tendem a olhar para outras pessoas como propriedade material. E talvez eles simplesmente não queiram compartilhar essa “propriedade”, até mesmo quando deixam seu parceiro inocentemente sorrir ou se socializar com outra pessoa. Talvez quando criança eram um pouco mimados.

Mas as pessoas não são objetos ou brinquedos para serem constantemente guardados. Para amar alguém adequadamente, precisamos estar preparados para perdê-lo. O que? Eu estou louco? Parece que você pensa (e eu tenho meus momentos), mas me ouça.

Raiva, medo e ciúme expulsam o amor; e o amor precisa de um forte traço de destemor para florescer. Ok, então você tem medo de perder seu amado para outra pessoa (e possivelmente temer como isso vai fazer você se sentir sobre si mesmo). Se você precisa continuar usando sua imaginação, use-a para imaginar o “pior” acontecendo e você ainda está bem; não apenas sobrevivendo, mas prosperando neste cenário imaginado.

Fantasie sobre o quão bem você reagiria, como tudo o que não mata te faz mais forte. Anote 10 maneiras positivas que você gostaria de responder e como você construiria sua vida ainda melhor se esse relacionamento terminasse. O medo é muito maior quando sentimos que “todos os nossos ovos estão na mesma cesta”. Não construa toda a sua vida em torno de qualquer pessoa. “Como posso viver sem você?” é muito assustador – realmente imagine como você faria , se tivesse que viver sem essa pessoa.

Mas não deixe esta lista por aí para ser encontrada pelo seu parceiro, pois isso pode fazer com que se sintam inseguros. : – /

4) Não – apenas não – jogar jogos

O ciúme é terrivelmente desconfortável. As pessoas às vezes tentam se sentir melhor tentando fazer com que seu parceiro fique com ciúmes. Não faça isso. Flertar com outros homens ou mulheres o tempo todo na frente do seu parceiro; constantemente dizendo como é atraente, divertido e espirituoso com quem você trabalha; e sair do seu caminho para falar sobre os amantes do passado apenas o rebaixa e não fará qualquer um de vocês se sentir melhor a longo prazo.

Isso não quer dizer que você tem que fingir que não existem outras pessoas atraentes no mundo, mas você pode reconhecer isso sem usá-lo como munição de relacionamento. Se o seu parceiro é sempre infiel a você, isso é um reflexo deles, não você; e se isso ocorrer, é melhor que eles não tenham a “munição” para se virar e dizer: “Bem, você estava sempre falando sobre …” ou “Você pode me culpar? Porque você estava sempre flertando escandalosamente com o homem do auto reparo (menina que trabalha na barra)… “Mantenha sua dignidade a longo prazo e pise o jogo que joga.

5) Pare de confundir faz de conta com a realidade

O ciúme, como muitos problemas psicológicos (da hipocondria à paranóia), é impulsionado pelo uso destrutivo da imaginação. A imaginação é ótima … se você a usar para seu próprio benefício, não se ela mexer com sua mente. Stephen King tem uma carreira estelar de fazer coisas e escrever sobre isso. Mas ele se distancia (felizmente por ele!) De coisas que ele cria em sua cabeça. Ele não acredita que tudo que ele escreve é ​​real só porque ele imaginou isso. Agora, posso imaginar uma invasão alienígena indo direto para a Terra. Eu posso vividamente ver os alienígenas traquinas para pousar a nave-mãe em meu parque local, mas eu não acredito nisso.

Pare de confiar tanto em sua imaginação. Pense nisso:

  • Seu parceiro está em casa mais tarde do que você pensou que seria.
  • Você começa a imaginá-los tendo uma bebida íntima com aquele cara bonito que você viu trabalhando em seu escritório ou aquela deliciosa irmã de seu novo parceiro de academia que você viu uma vez.
  • Você fica com raiva, chateado, assustado – sem ter qualquer evidência de que o que você imaginou é real.
  • Eles voltam para casa e você reage ‘estranhamente’ por ser muito frio ou você tem uma explosão de raiva em relação a eles.
  • Eles se tornam defensivos e irritados por sua vez.
6) alongar a trela

Ok, já que estamos falando de caninos, aqui está outra referência para cães. Comece a relaxar alongando a ‘coleira’. Se o seu parceiro quer passar o fim de semana com seus amigos, deixe-os. Mantê-los “presos” só aumentará seu desejo de escapar de sua possessividade. Deixe-os ter sua liberdade (e não, isso não é o mesmo que deixá-los andar por cima de você). Se você estiver fora com eles, deixe-os conversar com seus colegas atraentes (tendo em mente que eles podem não achar seus colegas tão atraentes quanto você imagina). Se você suspeitar que seu parceiro está tentando fazer com que você fique com ciúmes, então dê um curto-circuito, relaxando-o; mas como?

7) Use sua imaginação para fazer você se sentir melhor, não pior

Tente este exercício:

Feche os olhos e relaxe. Agora pense no tipo de cenário que faz com que você seja mais ciumento. É saber que seu parceiro está fora e você está imaginando-o com outra pessoa? É vê-los conversando e rindo com outra pessoa?

Agora, respirando profundamente e concentrando-se em relaxar partes diferentes de seu corpo, por sua vez, imagine-se vendo-se calmo, relaxado, até mesmo desinteressado nesse tipo de situação. Porque em última análise, na vida, só nos temos a resposta, e você só pode realmente se controlar. Visualize seu parceiro fazendo todas as coisas que o fizeram se sentir ciumento e veja-se não respondendo com ciúme, mas com um distanciamento calmo. Quanto mais você puder fazer isso, menos ciúmes será capaz de mexer com você.

Rate this post
Etiquetas

Marcos Paulo Vilela

Nós do blog Eucontigo blog entendemos que para uma relação ser de qualidade e a longo prazo precisa de uma boa dose de amor e fidelidade mas acima de TUDO maturidade de ambos, nossa missão é promover um conteúdo que possa satisfazer os dois lado da laranja, um sentimento verdadeiro merece compreensão...

Artigos relacionados

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo