Ciúmes

Dicas de Como Deixar de ter Ciumes Doentio

Ciumes doentio, como deixar este problema na sua relação!

O que fazer quando um ataque ciumento se apodera de você? Como parar de sentir essa desconfiança? Exercícios concretos para melhorar sua auto-estima e acabar com a falta de controle emocional, com o tempo!

Ciúme é um sentimento natural em seres humanos, o problema é quando eles excedem os limites aceitáveis. Quando eles são excessivos ou patológicos começam e terminam na cabeça dos ciumentos sem que haja um correlato na realidade. A partir desta base, se algo desencadeia um gesto de desconfiança que leva à discussão – do nosso parceiro olha o celular até ele compartilhar o tempo com os amigos – estamos diante de um problema que devemos resolver.

Celar é parar de acreditar no outro e quando toda a tensão é sobre o que ele faz e diz, os relacionamentos se tornam uma causa de sofrimento ao invés de ser motivo de prazer.

É importante ter em mente que quando o ciúme afeta significativamente a vida do casal,  há uma consulta com um profissional. Mas também podemos colocar algumas estratégias em prática no momento em que a emoção surge, a fim de parar o “ataque” no tempo.

Segundo Sebastião Girona, psicólogo, especialista em vínculos e disseminador de tópicos de psicologia , essas são algumas ferramentas que têm a ver com a auto-observação e análise que podem nos ajudar.

1. Pergunte se há provas ou evidências concretas para justificar o ciúme. É muito provável que a resposta seja: não há evidência real.

2. Diferencie pensamentos da realidade. Muitas vezes as dúvidas dos ciumentos são tomadas como reais, o que está projetando em diferentes situações o que ele teme.

3. A empatia é sempre uma ferramenta valiosa. É importante que a pessoa que sente ciúme excessivo possa ser sensível ao outro e se colocar no lugar do receptor do ciúme para poder pensar se ele gostaria de viver uma situação como essa.

>>LEIA TAMBÉM:

Gestão emocional e corporal

Quando o ciúme aparece, como qualquer outra emoção, há dois caminhos a seguir: culpar o outro pelo que sentimos ou entendemos que é um sentimento nosso. Quando você escolhe culpar o outro, você irá “enfraquecer”, isto é, você perderá o poder antes dessa situação, o que o impede de gerar uma mudança. Ele explica o instrutor Fundação Arte de Viver , Matthew Quinn .. “Querendo para lidar com uma emoção diretamente é muito difícil Ciúme não pode reprimir quer para tomar essa emoção à força não funciona , no entanto, se Contas com algum ferramenta que lhe dá mais calma, você tem mais clareza para tomar uma boa decisão 

1. Não resista ao que você sente. Não reprima essa emoção. Feche os olhos e observe o padrão de sua respiração. Quando você passa por uma emoção muito forte, a respiração é agitada e com um ritmo mais rápido. A partir dessa base, use alguma técnica de respiração para começar a controlar suas emoções.

2. Relaxe e traga sua atenção para a área do estômago , que é onde o ciúme geralmente se acumula. Meditar, respirar e observar a si mesmo pode impedir um ataque de ciúmes.

3. Cuide do seu corpo: coma de forma saudável, durma bem, exercite-se e use técnicas de respiração, porque tudo isso aumenta o seu nível de energia e ajuda as emoções a não tomar muito de você.

4. Lembre-se de que as respostas estão dentro de você , use sua intuição e bom senso.

5. Normalmente emoções fortes nos paralisam e não nos permitem tomar decisões inteligentes. Às vezes, o ciúme pode ser algo intuitivo, isto é, você intui que algo de ruim está acontecendo, que um compromisso de fidelidade não está sendo cumprido e é um momento para ouvir e dialogar com a outra pessoa.

Toda emoção é saudável se durar o que levaria uma linha a desaparecer quando você a desenha na superfície da água, isto é, se ela desaparece imediatamente. O ciúme é natural, o fundamental não é ficar “preso” a essa emoção.

4/5 - (1 vote)
Etiquetas

Marcos Paulo Vilela

Nós do blog Eucontigo blog entendemos que para uma relação ser de qualidade e a longo prazo precisa de uma boa dose de amor e fidelidade mas acima de TUDO maturidade de ambos, nossa missão é promover um conteúdo que possa satisfazer os dois lado da laranja, um sentimento verdadeiro merece compreensão...

Artigos relacionados

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo