10 Passos para Ser Feliz na Vida
Ser feliz nessa vida é tudo uma questão de entrega 😉
Quantas vezes você já procurou nas entrelinhas de sua mente a verdade em como ser feliz na vida, em todas as áreas, há quem diga que você pode ser feliz em uma ou duas áreas, enquanto a outra está tendo problemas, como existem pessoas que diz que não tem como ser feliz assim, e há outras que dizem que vivem bem dessa maneira…
Minha opinião é que quando uma área de sua vida não está bem, as outras com toda certeza serão afetadas de alguma maneira, as pessoas falam muito de inteligência emocional, mas tem horas que não tem como ter essa inteligência e tudo vai depender do perfil de pessoa de cada um.
Só o que vemos é livros e mais livros de autoajuda falando de maneiras para ser feliz, muitos dizem que querem ajudar você a superar os problemas, mas na verdade alguns escrevem poucas palavras em algumas folhas pelo simples motivo de vender e ganhar dinheiro, porque sabe que alguém irá comprar aquele livro, pois o mal do século e este, a solidão e o medo de ser feliz
E nossa sociedade atual capitalista e opressora, as pessoas convivem com muitos problemas e estresses do dia a dia. Cada vez mais uma parcela da população é diagnosticada com problemas emocionais ou até mesmo a depressão.
Ser feliz, a felicidade em si é um estado de espírito, cheia de sensações e emoções diversas, também definida como bem-estar, sucesso, contentamento e satisfação.
Mas agora eu quero te mostrar que com um pouco de hábito e compromisso você pode mudar o grau de felicidade em vida,
💡 10 Maneiras Cientificamente Comprovadas para Você ser Feliz na Vida.
Pratique exercícios: 10 minutos por dia já serve
Exercício é algo que você não tem tempo? então comece a buscar espaço na sua agenda para implementar o treino no seu dia-a-dia.
O exercício tem um efeito tão profundo em nossa felicidade e bem-estar que é uma estratégia eficaz para superar a depressão. Um estudo americano comprovou que alguns pacientes com depressão comprovaram uma melhora enorme após iniciarem um tratamento com medicações anti depressão e exercícios, foram testados dois grupos separados, os que tomaram a medicação sem os exercício tivera uma recaída de 38% em relação aqueles que praticavam algum exercício com uma taxa de 31%.
Você não deve se sentir obrigado a praticar exercícios, mas eles ajudam a relaxar, queimar endorfina, aumentar seu poder cerebral, melhorar sua aparência estética e perda de peso.
Durma mais: Você será menos sensível a emoções negativas
Todos sabemos que o sono nos ajuda a recuperar a energia perdida depois de um dia longo e cansativo, mas também ele é fundamental para nossa felicidade e vou te dizer porquê!
Estímulos negativos são processadas pela amígdala; memórias positivas ou neutras é processado pelo hipocampo. A privação do sono atinge as hipocampo com mais dificuldade do que a amígdala. O resultado é que as pessoas que dormem pouco deixam de recordar memórias agradáveis, e passam a recordar memórias mais escuras e sombrias.
Um estudo americano comprova que o sono afeta nossa sensibilidade para as emoções negativas. Usando uma tarefa de reconhecimento facial ao longo do curso de um dia, os investigadores estudaram como os participantes eram sensíveis a emoções positivas e negativas. Aqueles que trabalharam durante toda a tarde sem tirar um cochilo eram mais sensíveis a emoções negativas como medo e raiva.
Passe mais tempo com amigos e família, isso com certeza o dinheiro não pode comprar.
Manter sempre contato com a família e amigos e fundamental
O Tempo social é altamente valioso quando se trata de melhorar a nossa felicidade, mesmo para os introvertidos. Vários estudos descobriram que o tempo gasto com amigos e família faz uma grande diferença para o quão feliz nos sentimos.
Estamos felizes quando temos família, estamos felizes quando temos amigos e quase todas as outras coisas que pensamos fazer-nos felizes são realmente apenas maneiras de obter mais família e amigos.
Mantenha contato com a natureza.
Procure sempre sair e ir em lugares que tenha ar fresco e contato direto com a natureza, isso melhora e muito seu estado de espirito. Ficar em contato com a natureza no minimo 20 minutos impussiona e muito o seu estado de humor positivo e amplia a memória de trabalho também
Ajude outras pessoas.
Uma das práticas mais contra-intuitivas que eu encontrei é que, para se sentir mais feliz, é que você deve ajudar os outros. De fato, 100 horas por ano (ou duas horas por semana) é o tempo ideal, devemos dedicar a ajudar os outros, a fim de enriquecer as nossas vidas.
Ajudar uma pessoa que precisa, dar uma esmola, ajudar uma velhinha atravessar a rua, visitar um abrigo de idosos que não tem mais família, ir em um centro de tratamento contra o câncer, ajudar financeiramente um centro de reabilitação a dependentes químicos e etc.
Um gesto de solidariedade preenche nosso ser de paz.
Pratique o sorriso: reduza a dor e melhore o humor
Segundo um estudo da universidade de Michigam nos EUA, profissionais do atendimento ao cliente que sorriem de forma falsa durante todo o dia pioram seu estado de humor, afetando a produtividade. Mas os trabalhadores que sorriem com o intuito de cultivar pensamentos positivos aumenta e muito a produtividade e estado de humor
O sorriso nos faz sentir bem o que também aumenta a nossa flexibilidade atencional e nossa capacidade de pensar de forma holística.
Um sorriso também é uma boa maneira de reduzir um pouco a dor que sentimos em circunstâncias preocupantes:
Sorrir é uma maneira de reduzir o sofrimento causado por uma situação adversa. Os psicólogos chamam isso de a hipótese do feedback facial. Mesmo forçando um sorriso quando não se sentir a fazer é o suficiente para levantar o nosso humor(este é um exemplo de cognição incorporada).
Viajar é fundamental
Ao contrário de realmente tirar umas férias, simplesmente o ato de planejar umas férias pode melhorar a nossa felicidade. Um estudo mostrou que o maior pico de felicidade veio durante a fase de planejamento de um período de férias pois as pessoas apreciam o senso de antecipação:
No estudo, o efeito da antecipação de férias impulsionou a felicidade por oito semanas. Após as férias, a felicidade rapidamente caiu de volta aos níveis básicos para a maioria das pessoas.
Se você não tem como tirar férias agora, ou mesmo uma noite fora com os amigos, procure agendar algo mesmo que seja um mês ou um ano. Então, sempre que você precisa de um impulso de felicidade, lembre-se sobre ele.
Medite seu cérebro
A meditação é muitas vezes apontada como um hábito importante para melhorar o foco, clareza e capacidade de atenção, bem como ajudar a mantê-lo calmo. Acontece que também é útil para melhorar a sua felicidade:
Em um estudo, uma equipe de pesquisadores de um hospital de Massachusetts EUA olhou para as imagens do cérebro de 16 pessoas antes e depois que eles participaram de um curso de oito semanas em meditação. O estudo, concluiu que, partes de cérebros dos participantes associados com compaixão e auto-consciência cresceu, e as peças associadas com o estresse encolheu.
Meditação literalmente limpa sua mente e acalma, tem sido a maneira mais eficaz de viver uma vida mais feliz. A meditação pode realmente fazer você mais feliz a longo prazo:
Estudos mostram que nos minutos logo após meditando, experimentamos sentimentos de calma e contentamento, bem como conscientização e empatia. E, a pesquisa ainda mostra que a meditação regular pode religar permanentemente o cérebro para elevar os níveis de felicidade.
O fato de que nós podemos realmente alterar a nossa estrutura cerebral através da mediação é mais surpreendente para mim e um pouco reconfortante que, contudo, que sentimos e pensamos hoje não é permanente.
Se puder procure morar mais perto do seu trabalho
O ato de nos deslocar para o trabalho pode ter um impacto surpreendentemente poderoso em nossa felicidade. O fato de que temos a tendência de transitar duas vezes por dia na ida e na volta, pelo menos cinco dias por semana faz com que esse efeito seja cumulativo
Nós tendemos a tentar compensar isso por ter uma casa maior ou um emprego melhor, mas essas compensações simplesmente não funcionam:
A Pratica da gratidão e como um alimento diário para ser feliz na vida!
Esta é uma estratégia aparentemente simples. Há muitas formas de praticar a gratidão, de manter um ato diário, compartilhando coisas boas que acontecem todos os dias com um amigo ou o seu parceiro, e mostrar gratidão quando os outros ajudá-lo.
Em um experimento onde os participantes tomou nota das coisas que eles eram gratos para cada dia, seus humores foram melhorados apenas com essa prática simples:
Os grupos de gratidão apresentaram elevado bem-estar através de vários testes. Os resultados sugerem que um foco consciente de bênçãos pode ter benefícios emocionais e interpessoais.
The Journal of Happiness Studies publicou um estudo que utilizou cartas de agradecimento para testar como ser grato podem afetar nossos níveis de felicidade:
Entre os participantes, 219 homens e mulheres que escreveram três cartas de gratidão ao longo de um período de 3 semanas. Os resultados indicaram que escrever cartas de gratidão aumentou felicidade e satisfação na vida dos participantes, enquanto diminui os sintomas depressivos.
Para ser feliz na Vida, não encontre um defeito, e sim uma solução” Henry Ford”
Simplifique, resolva seus problemas ao invés de ficar reclamando deles…
- Tente se relacionar cada vez melhor com o mundo e as pessoas a sua volta.
- Se preocupe menos e não fique se culpando tanto pelos seus erros.
- Invista cada vez mais em autoconhecimento ; P.S” Quanto mais me conheço, mais me potencializo e me curo”
- Encontre aquilo que realmente dá sentido a tua vida
- Tenha uma postura mais otimista sobre você e ao futuro.
- Elimine sentimentos negativos.
- Tente perdoar mais e julgar menos.
- Desfrute de sua caminhada e das pessoas que ama.
>>Gostou do artigo, compartilhe, marque aquele seu amigo, deixe seu comentário, sua opinião é de suma importância para o crescimento desse blog, forte abraço e sucesso! 😉