Vida Plena

Dicas de Comportamento Assertivo!

 💡 Como se ter um comportamento Assertivo!

“As situações de conflito são um pesadelo para mim, prefiro ceder a arriscar que a outra pessoa fique zangada comigo mas a pouco e pouco vou ficando saturado e chega um momento em que eu arrebento”

Wagner Campos/PE

Estas palavras são familiares para você? vou descrever alguns tipos de comportamento expressos nesta atitude…

O primeiro é o Comportamento Passivo

A pessoa passiva falha em expressar as suas opiniões, os seus desejos e as suas necessidades, a pessoa passiva é a primeira a violar os seus próprios direitos e isto permite que outras pessoas o façam, exemplos disso são; ceder a fazer atividades que não lhe interessam, não pedir um favor que lhe é legitimo e do qual necessita ou então não expressar desacordo quando não concorda com alguma coisa.

O segundo comportamento é o Agressivo

As pessoas agressivas sabem perfeitamente expressar as sua necessidades emoções opiniões e desejos mas fazem no duma forma ameaçadora hostil e punitiva, sabe perfeitamente defender os seus direitos mas fáz à conta dos direitos dos outros, exemplos disso são; insultos, ameaças, agressões verbais e não verbais.

O terceiro é o comportamento Manipulativo

A pessoa manipuladora sabe expressar as suas vontades mas o faz de uma forma implícita ou indireta, esta pessoa procura a satisfação mas violando os direitos dos outros sem que estes se apercebam, exemplo disso são mensagens cujo objetivo é levar a pessoa a sentir-se tão culpada ou responsável pelo outro que fará o que ele quer ainda que contra a sua vontade, por exemplo: Se fosses meu amigo fazias isso para mim! este tipo de comportamentos tem consequências tanto para o próprio, como para os que o rodeiam.

A curto prazo até podemos evitar responsabilidades e obter aquilo que desejamos mas a longo prazo deteriora as relações. Uma pessoa passiva vai sempre sentir se desrespeitada e uma pessoa agressiva ou manipuladora acabará por alienar os outros e ficar muitas vezes sozinha.

Um bom ponto de partida para a mudança é a Assertividade em que expressamos as nossas necessidades, emoções opiniões e desejos sem hostilidade e de forma a decrescer a nossa ansiedade. E por outras palavras, aquele que permite defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros. Mas a assertividade é uma escolha não é uma característica inata e e não a possuímos a 100% em todos os momentos da nossa vida.

A assertividade não garante que não terão conflitos, mas serve especificamente para gerir esses conflitos duma forma construtiva, tornando se uma ferramenta essencial. Agir de forma assertiva exige atuar de forma interna e externa.

Sugiro então um exercício para esta semana, Agindo de forma interna eu quero que vocês procurem saber os vossos direitos, em caso de dúvida, se algum direito é legítimo ou não basta coloca-lo nos nos pés da outra pessoa e a nível externo temos de defender esses direitos, procurar atuar na nossa vida real para os defender, por exemplo em vez de dizer: você me irrita, diga: Eu me sinto irritado com alguma coisa que você faz.

Não esqueça que o comportamento não verbal, as nossas expressões e o nosso gesticular tem de estar de acordo com o que falamos, apliquem e veja a sua vida mudar E para que este artigo possa realmente chegar a pessoas que possam necessitar dele eu peço que compartilhem e comentem, forte abraço e até o próximo vídeo.

Rate this post
Etiquetas

Marcos Paulo Vilela

Nós do blog Eucontigo blog entendemos que para uma relação ser de qualidade e a longo prazo precisa de uma boa dose de amor e fidelidade mas acima de TUDO maturidade de ambos, nossa missão é promover um conteúdo que possa satisfazer os dois lado da laranja, um sentimento verdadeiro merece compreensão...

Artigos relacionados

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo